Bem-vindo!

Últimas Notícias

Últimas Notícias
Home/Blog

Profissão Contador

Colegas contadores, estudantes de ciências contábeis e interessados pela contabilidade em geral, hoje utilizarei esse breve artigo para falarmos sobre algo pouco discutido, porém altamente relevante para a nossa classe. Durante mais de uma década de experiência em pesquisa e magistério, sempre me deparo com jovens que buscam conhecer mais sobre as nossas atividades e encontram uma carência de materiais sobre o assunto.

Nessas situações, me vem à mente a imagem de alguns anos atrás (seria indelicado da minha parte revelar quantos exatamente), quando eu mesmo estava prestando vestibular e optei pelo curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.Pessoalmente, tive a sorte de conhecer a Contabilidade, de maneira empírica, desde muito pequeno, por ser filho de contador e me fascinei por esse universo. Entretanto, me recordo também que muitos dos meus amigos e colegas de faculdade nesse tempo sequer tinham noção do que é contabilidade e como ela é importante.

A fim de termos a oportunidade de esclarecer alguns questionamentos recorrentes a esses jovens que já estão a caminho de se tornar futuros contadores ou mesmo que apenas cogitam cursar Ciências Contábeis, a seguir tentarei responder a algumas perguntas que recebo com maior frequência. Obviamente, muitas das respostas são opiniões pessoais, porém como profissional que atua desde os dezesseis anos de idade na área, acredito que possam servir para esclarecer alguns pontos importantes.

– O que o contador faz exatamente?

Comecemos pelo mais básico. É completamente compreensível que esta seja a primeira dúvida de alguém que cogite uma carreira na contabilidade. Afinal de contas, se vou passar o resto da minha vida fazendo isso, preciso saber onde estou me metendo, não é verdade?

A resposta para esse questionamento é ampla, pois o contador pode atuar em diversos segmentos do mercado, porém vamos tentar resumir da forma mais didática possível. Basicamente, o profissional da contabilidade estuda o patrimônio das entidades e produz informações sobre esta para que os gestores, o governo e os demais usuários possam tomar decisões.

Muitos leigos no assunto acham, erroneamente, que o dia-a-dia do profissional da contabilidade se restringe a atender o fisco, preenchendo declarações e emitindo guias. Isso, no entendo, está muito longe da verdade. Obviamente, essas atividades fiscais são importantes, porém o trabalho do contador vai muito além. É a contabilidade que mostra aos gestores se a empresa dá lucro o prejuízo, se ela possui recursos suficientes para honrar suas dívidas, se os seus investimentos são rentáveis, se a rotatividade dos estoques está dentro do esperado, dentre inúmeras outras informações.

Podemos dizer que uma empresa sem contador é como um barco no meio do oceano, sem GPS, sem mapa e sem bússola.

– Contador ganha dinheiro?

Não sejamos hipócritas, uma das primeiras coisas que quem está pensando em escolher uma profissão quer saber é se ela dará oportunidades de enriquecer no futuro. O ser humano é ambicioso e é natural que as pessoas queiram alcançar o sucesso financeiro através da suas atividades profissionais.

É claro que você não vai receber magicamente um saco de moedas de ouro ao se formar, então não espere ficar milionário no seu primeiro ano de formado. Como em qualquer profissão, ganhar dinheiro e se tornar bem sucedido na contabilidade exige dedicação, estudo, talento e, até mesmo, um pouco de sorte.

Entretanto, o que podemos garantir é que a contabilidade é uma área com ótimas oportunidades. Nossa profissão é uma das que possuem as menores taxas de desemprego e temos um mercado muito amplo para atuação. Virtualmente, toda empresa precisa de contabilidade, independentemente do seu porte ou da sua atividade.

É verdade que a remuneração para quem está começando não é muito alta, mas isso acontece com a maioria das profissões liberais (não é difícil vermos, por exemplo, advogados se matando de tanto trabalhar em grandes escritórios para receber um salário mínimo por mês). No entanto, com dedicação, é possível sim crescer profissionalmente.

Fora isso, a contabilidade proporciona ótimas oportunidades no empreendedorismo. Montar um escritório de contabilidade é muito mais barato do que abrir um consultório médico, por exemplo. Conheço muitos empresários contábeis bem sucedidos que começaram apenas com um computador e uma impressora na sala da sua própria casa.

– Para ser um bom contador eu preciso ser muito bom em matemática?

Quando o jovem pré-universitário conta para os amigos e familiares que está pensando em cursar Ciências Contábeis,é comum ser bombardeado por perguntas sobre matemática e números.

A maioria das pessoas associa a contabilidade com matemática por acreditar, erroneamente, que a origem da palavra está no verbo “contar”, associado ao pensamento numérico. Na realidade, a expressão contabilidade tem sua origem no substantivo “contas”, uma vez que os contadores utilizam várias contas para representar o patrimônio das empresas.

Obviamente, nós lidamos diretamente com valores monetários (dinheiro), os quais são expressos numericamente. Entretanto, o conhecimento matemático que o contador precisa ter não vai muito além da contabilidade básica, financeira e estatística. Além disso, com o avanço da informática, a maior parte dos cálculos é feita pelos sistemas, cabendo aos contadores muito mais interpretar os resultados do que executar as operações propriamente ditas.

Hoje em dia, saber analisar os números é muito mais importante para o profissional da contabilidade do que realizar cálculos complexos.

 

Encerro aqui esse breve texto sobre a profissão contábil, com a esperança de ter ajudado nossos futuros colegas a conhecer um pouco mais sobre essa área tão fascinante. Havendo interesse, podemos retomar esse tema no futuro com mais dúvidas e questionamentos.

Espero que as informações tenham sido esclarecedoras e que este simples artigo contribua para que mais pessoas conheçam melhor as ciências contábeis.

 

Fonte: http://www.contabeis.com.br/artigos/4709/profissao-contador/

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *