Bem-vindo!

Últimas Notícias

Últimas Notícias
Home/Blog

Contribuintes devem acompanhar processamento da declaração de IR para evitar malha fina

É recomendável que os contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2018 no prazo verifiquem, por meio do site da Receita Federal do Brasil (RFB), se o documento foi recebido pelo órgão. Dessa forma, será possível descobrir se houve algum erro ou inconsistência detectada pela RFB, antes mesmo de a declaração ficar retida na malha fina.

O contador Celso Luft, vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), recomenda que, caso detecte uma informação errada ou incompleta, o contribuinte faça a correção o quanto antes. “Caso a declaração seja retida na malha fina, não será mais possível retificá-la”, explica ele.

Luft lembra, ainda, que a Receita pode consultar declarações de até cinco anos atrás, mesmo que elas constem como processadas, para checar omissões e erros. Por isso, sempre que o contribuinte constatar alguma informação incorreta referente aos últimos cinco anos, é importante fazer a retificação para evitar a malha fina. É possível fazer a retificação do IR quantas vezes for preciso, finaliza o contador.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *