Sistema de alvarás online passa a funcionar a partir de 1º de setembro em Santa Maria
Desde 2017 vários estudos foram executados em Santa Maria para desburocratizar os processos que envolvem a abertura e o funcionamento de empreendimentos na cidade. Resultado disso foi o Poupa Tempo, iniciativa implementada em 2018 com o objetivo de diminuir a burocracia e agilizar a liberação de documentos, principalmente a emissão e renovação de alvarás. Além de agilizar os processos, o espaço permite, desde a sua inauguração, que os empreendedores que estão com a documentação de seu estabelecimento comercial irregular a regularização em menor tempo.
Após diversos esforços e meses de teste, a partir do próximo dia 1° de setembro, o processo de emissão de alvarás será virtual. Isso faz parte do desenvolvimento e aprimoramento do Poupa Tempo, garantindo mais agilidade e facilidade aos empreendedores e contadores responsáveis. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, há planos de, futuramente, ampliar os serviços, mas primeiramente a ideia é fazer a plataforma funcionar para as empresas de baixo risco. Por meio dela, contadores poderão acessar certidões e alvarás condicionados. O fato de eliminar o atendimento presencial para as empresas de baixo risco, promoverá fluidez aos demais atendimentos.
Para ter acesso ao sistema, emitir e consultar alvarás, basta seguir alguns passos:
- Acesse: www.poupatempo.santamaria.rs.gov.br.
- No ambiente virtual do Poupa Tempo, clique na aba “Alvará Online”.
- Escolha qual a finalidade do seu alvará: Ponto de Referência ou Localização e Funcionamento.
- Preencha o formulário de credenciamento com todos os dados solicitados.
- Anexe os arquivos necessários.
A plataforma totalmente segura e intuitiva é de fácil acesso e o próprio sistema orienta os usuários sobre documentos e demais procedimentos para a emissão dos alvarás. Finalizado o preenchimento dos dados e enviando os documentos, o trâmite passa para a equipe da prefeitura que fará a análise e caso alguma alteração seja necessária, o processo retorna ao usuário para regularizar a situação. Quando tudo estiver aprovado, por e-mail o documento é expedido e enviado.
Nessa fase de implementação, testes ainda continuam sendo feitos e a equipe responsável ressalta que ainda está modificando a plataforma, visando atender as necessidades percebidas somente quando o sistema passa a funcionar. Ainda será repassado um material detalhado e completo desse passo a passo aos profissionais da contabilidade da cidade. Além disso, não se descarta a possibilidade de oferecer treinamentos aos contadores, tudo isso para melhorar o desempenho e garantir o melhor funcionamento do sistema.
Para conferir o passo a passo disponibilizado pela equipe do Poupa Tempo, clique aqui!
Nenhum comentário
Deixe uma resposta