Documentos que lastreiam emissão de Decore devem ser mantidos durante cinco anos
O processo de emissão da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, a Decore, sofreu alterações há cerca de um ano. “O documento contábil, emitido eletronicamente, é destinado a fazer prova de informações sobre a percepção de rendimentos, em favor de pessoas físicas”, explica Mário Karczeski, vice-presidente de Fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul. “Mas, somente o profissional da Contabilidade em situação regular junto ao Conselho está habilitado a encaminhar a Declaração, e será o responsável pela guarda dos documentos que serviram de lastro para a emissão da Decore”, destaca ele.
A Declaração tem validade de 90 dias, contados da data da emissão e, desde maio do ano passado, a comprovação e envio dos documentos é feita durante o preenchimento no sistema, não existindo mais limitação do número de emissões, como ocorria até o início de 2016.
Karczeski orienta, ainda, que, para obter a Decore pela primeira vez, o profissional precisará acessar a página http://sistemas.cfc.org.br/
No link http://www.crcrs.org.br/
Mais informações para a imprensa:
Neca Micheletto – [email protected]
Ruvana De Carli – [email protected]
Nenhum comentário
Deixe uma resposta