Bem-vindo!

Últimas Notícias

Últimas Notícias
Home/Blog

Profissionais da contabilidade orientam contribuintes sobre como destinar IR devido

Está chegando o final do ano e com ele a possibilidade dos contribuintes colaborarem com projetos sociais que atendem crianças, adolescentes e idosos, por meio da destinação de parte do imposto de renda (IR) devido ao Funcriança e Fundo do Idoso. “Os profissionais da contabilidade desempenham um papel essencial na orientação dos contribuintes sobre como proceder para que os recursos arrecadados permaneçam nos municípios, ajudando a melhorar a vida de quem precisa”, diz a contadora Silvia Grewe, coordenadora da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS).

Ela explica que pessoas físicas podem doar até 6% do total de IR devido e pessoas jurídicas, tributadas pelo lucro real, podem deduzir até 1%, o que não implica em nenhum gasto extra para o contribuinte nem o coloca na malha fina. “Trata-se apenas de indicar o destino dos recursos, que seriam obrigatoriamente repassados ao Governo Federal, para instituições cadastradas pelos governos do Estado e dos municípios”, esclarece a contadora, destacando que o CRCRS é entidade parceira da “Campanha Escolha o Destino e Doe Sem Gastar”, promovida pelo governo estadual.

Os valores arrecadados somente com a destinação das pessoas físicas, em 2015 e 2016, atingiram R$ 44 milhões, mas o potencial é bem maior: são recursos na ordem de R$ 300 milhões que podem permanecer no RS, sendo aplicados em projetos sociais escolhidos pelos próprios gaúchos.

Procure a orientação de um profissional da contabilidade e faça a sua parte para ajudar quem precisa!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *