Bem-vindo!

Últimas Notícias

Últimas Notícias
Home/Blog

eSocial: profissional da contabilidade é parceiro na corrida contra o tempo

O eSocial entrará em vigor em janeiro de 2018, inicialmente com companhias que faturam acima de R$ 78 milhões ao ano, excetuando eventos relativos a saúde e segurança do trabalho (mais 6 meses). Já as empresas com receita bruta anual inferior a este valor, passarão a informar em julho. De acordo com pesquisa realizada pela Fenacon, se o novo sistema entrasse em vigor imediatamente, apenas 4,4% das empresas estariam aptas a operá-lo.

“De fato, as mais de cem alterações da legislação promovidas pela Reforma Trabalhista e a modificação com a finalidade de simplificação de pelo menos 15 obrigações acessórias estão exigindo fôlego de atleta das empresas”, comenta Ricardo Kerkhoff, vice-presidente de Registro do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul. Nessa hora, a parceria de um profissional da contabilidade pode fazer toda a diferença na corrida contra o tempo para adaptação ao novo sistema, que unifica o envio de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas em uma única guia.

Uma das principais dúvidas das empresas é relativa à necessidade de investimento inicial para implementação do sistema, embora com o passar do tempo este processo deva gerar economia. Outro ponto que gera insegurança é sobre o que muda na rotina de trabalho com entrada do eSocial, que poderá ser motivo de multas e intimações.

Segundo Kerkhoff, uma das principais providências é iniciar logo a implantação do eSocial, ingressar no ambiente de testes disponibilizado pelo sistema e buscar as adequações de rotinas da empresa. Para fazer essa transição de modo seguro, é importante o suporte adequado. “Os profissionais da contabilidade são os parceiros aptos a orientar os empreendedores nessa transição”, assegura Ricardo Kerkhoff.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *