Bem-vindo!

Últimas Notícias

Últimas Notícias
Home/Blog

Compliance: profissionais da contabilidade podem auxiliar empresas a reduzir custos e riscos

A adoção do compliance amplia o potencial de crescimento das empresas, em particular diante das dificuldades enfrentadas pela maioria dos empresários para lidar adequadamente com as questões tributárias. “Nessa área, os profissionais da contabilidade podem ser parceiros importantes para compor a equipe multidisciplinar necessária à implantação dessa ferramenta valiosa para a redução de custos e, principalmente, de riscos”, alerta o contador Carlos Hoff, coordenador da Comissão de Estudos de Auditoria Independente do Conselho Regional de Contabilidade do RS.

“Empresas de qualquer porte podem adotar o compliance”, assegura Hoff. Essa medida leva a empresa a fazer uma grande revisão de todos os seus processos e checar se está em ordem com as leis regulatórias do seu setor e as normas ambientais, trabalhistas, civis, tributárias e criminais, entre outras. São várias etapas para a implantação da ferramenta, em um trabalho contínuo e preventivo, que tem por objetivo identificar problemas antecipadamente, prever riscos e detectar práticas ilícitas.

A adoção do compliance melhora a reputação da empresa, promove a conscientização dos funcionários, reduz custos e contingências. “A prática vem se consolidando, inclusive, como um facilitador de negócios. Um exemplo é que algumas instituições bancárias já colocam o uso da ferramenta entre suas exigências para a concessão de crédito às empresas”, destaca o contador.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *