Bem-vindo!

atendimento@espacocontabilregiaocentro.com.br

Últimas Notícias

Últimas Notícias
Home/Blog

Atualização sobre a Certificação Digital

Devido ao contexto atual de pandemia que enfrentamos, muitas das atividades estão temporariamente suspensas, para evitar a propagação do vírus por meio do isolamento social. Apesar da iniciativa ser essencial para desacelerar a curva de contágio, muitas atividades não podem parar. Pensando nisso, a Autoridade Certificadora Safeweb está ampliando as formas de renovação dos Certificados Digitais, de acordo com a  Instrução Normativa 002/2020, publicada pelo ITI no dia 20/03/2020.

Sendo assim, em breve, poderão ser RENOVADOS os Certificados Digitais  e-CPF A1 e e-CNPJ A1 via internet. A renovação deverá ocorrer através de videoconferência entre o responsável pelo certificado e o agente certificador. Para isso, será necessário o envio antecipado, via sistema, dos documentos da pessoa física e/ou jurídica, cujo certificado será renovado. Por fim, para que o processo seja concluído com sucesso, mesmo após encerrada a videoconferência, o certificado atual (a ser renovado) ainda precisará estar válido até a instalação do seu novo certificado. Fique atento a esse importante detalhe!

Se tratando dos Certificados Digitais e-CPF modelo A3, ainda válidos, estes já podem ser renovados on-line, por meio do Assistente de Certificado Digital, no site da Safeweb. Se o seu Certificado Digital nessa categoria vencer nos próximos 90 dias, a renovação online já pode ser feita, lembrando que a nova validade contará apenas após o término da antiga validade.

Quanto ao modelo e-CNPJ A3, neste momento ainda não é possível que a renovação online seja feita, mas a Safeweb está trabalhando para que isso ocorra o mais breve possível.   

Por fim, esclarecemos que em relação a novos Certificados Digitais ou os que se encontram com prazo de validade expirado, estes podem ser validados somente por meio do atendimento presencial. Tendo em vista que esse é um serviço não essencial no momento e em respeito aos decretos municipais e estaduais, o agendamento do atendimento permanece suspenso por tempo indeterminado. Mesmo assim, nossa equipe está à sua disposição para esclarecer dúvidas por meio do e-mail certificados@espacocontabilregiaocentro.com.br.

Contamos com a compreensão de todos e esperamos restabelecer o atendimento o mais breve possível!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *