Bem-vindo!

Últimas Notícias

Últimas Notícias
Home/Blog

Contabilidade em foco: um especial do Diário de Santa Maria em homenagem ao Dia do Contador

Em consonância ao Dia do Contador, nesta quarta-feira (22), o Diário de Santa Maria publicou o especial Contabilidade em Foco, como forma de reconhecer a importância dos contadores e homenagear os profissionais desta área que, através de seu talento e dedicação, buscam sempre as melhores soluções para o crescimento das organizações.

O espaço contempla artigos sobre diferentes temas ligados a Contabilidade, além de contar a trajetória de alguns escritórios com atividade em Santa Maria e outras regiões do Estado. E o nosso Espaço Contábil faz parte desse especial!

Entrevista realizada dia 14 de setembro de 2021, pela jornalista do Diário de Santa Maria, Victoria Debortoli, com os representantes das Entidades que compõem o Espaço Contábil, Rinaldo Righi (Sindicontábil), Paulo Comazzetto (CRCRS), Simone Zanon (CRCRS), Emerson Brandão (SESCON RS) e Marco Aurélio Veleda (ABC).
Na fotografia estão, da esquerda para a direita, o vice-presidente de fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade do RS – CRCRS, Paulo Comazzetto, o presidente do Sindicontábil Região Centro, Rinaldo Righi, a delegada regional do CRCRS, Simone Zanon, , o vice-presidente do SESCON-RS, Emerson Dornelles Brandão, e o presidente da ABC, Marco Aurélio Veleda.

Texto Especial Dia do contador

Espaço Contábil Região Centro

Um espaço completo para profissionais e empresas de contabilidade

Registro, atualização, fiscalização, qualificação. Esses e outros serviços essenciais para que um profissional de contabilidade exerça seu trabalho com excelência podem ser encontrados em um só lugar em Santa Maria: no Espaço Contábil Região Centro.

Inaugurado em 2015, o Espaço Contábil é uma iniciativa de quatro entidades: do Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRC RS), do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do RS (Sescon RS), do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Santa Maria (Sindicontábil Região Centro) e da Associação dos Profissionais da Contabilidade de Santa Maria (ABC).

A iniciativa que reúne todos os serviços em um mesmo local é única em todo o país, e mostra a união e o fortalecimento da classe, resultado de muito trabalho em conjunto em prol do melhor para os contadores da cidade e região. Além do atendimento dos profissionais, o Espaço Contábil também oferece cursos, palestras, certificação digital e serviços de promoção ao empreendedorismo.

A trajetória do espaço já foi, inclusive, reconhecida pelos órgãos públicos e demais entidades da cidade. Em 2018, o local conquistou o prêmio Destaque Prestação de Serviços, concedido pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism).

AS ENTIDADES

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RS

Quem representa a entidade no Espaço Contábil é o vice-presidente do CRC, Paulo Gilberto Comazzeto. O órgão tem como finalidade efetuar o registro dos profissionais e das empresas de serviços contábeis, fiscalizar o exercício da profissão contábil, oferecer educação continuada e realizar edição de normas contábeis.

– Com essas quatro prerrogativas, o CRC coordena todo o desenvolvimento e regula a profissão – explica Comazzeto.

Dentro do conselho, existem ainda os delegados representantes. Em Santa Maria e região, a representante é Simone Zanon, que também integra o Espaço. O objetivo da atividade é representar o conselho em sua região.

– Eu represento o CRC localmente, ou seja, levo e trago as demandas daqui para nível estadual – completa Simone.

SINDICATO DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS E DAS EMPRESAS DE ASSESSORAMENTO, PERÍCIAS, INFORMAÇÕES E PESQUISAS DO ESTADO DO RS

Representado no Espaço Contábil pelo vice-presidente regional Emerson Dorneles Brandão, a entidade tem como objetivo defender os interesses das empresas em órgãos públicos e dos empregadores em relação aos empregados em negociações coletivas e acordos, por exemplo; também fornece programas de qualificação tanto para os empresários quanto para seus colaboradores; proporciona convênios; além de ter uma forte atuação política na Assembleia Legislativa, em busca de melhorias para os profissionais.

– Também contribuímos no desenvolvimento de legislações. Um exemplo foi o Poupa Tempo, em Santa Maria, que tivemos colaborações de profissionais e empresas da contabilidade para que isso avançasse – acrescenta Brandão.

SINDICATO DOS CONTADORES E TÉCNICOS EM CONTABILIDADE DE SANTA MARIA

No Espaço Contábil, o órgão é representado pelo presidente Rinaldo Alves Righi. Entre as atribuições do sindicato, que contempla 51 municípios do Estado, estão a defesa do profissional; oferta de cursos de aprimoramento; e convênios com sistema de contabilidade, de saúde, medicina do trabalho, entre outros.

– Hoje o que a gente trabalha muito é na questão de ter uma proteção do profissional para que ele possa exercer o trabalho com melhor qualidade, e que com isso melhore para as empresas e para todos nós – afirma Righi.

ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DE SANTA MARIA

Representado no Espaço Contábil pelo presidente Marco Aurélio Martins Veleda, a associação busca estimular e promover o desenvolvimento da contabilidade e do profissional, representar os associados em qualquer nível, instância, juízo ou situação, além de manter convênios e intercâmbios com outras entidades de interesse social, profissional, educacional, cultural previdenciário, assistencial, entre outros.

– A ABC hoje é ligada ao social e ao lazer, é mais uma contribuição ao Espaço Contábil – comenta Veleda.

Fonte: Diário de Santa Maria, Diário Publieditorial, Contabilidade em foco
Texto: Victoria Debortoli
Fotografias: Espaço Contábil

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *