Bem-vindo!

atendimento@espacocontabilregiaocentro.com.br

Últimas Notícias

Últimas Notícias
Home/Blog

Sindicontábil Região Centro sedia reunião da Fecontábil RS em Santa Maria com presença da Prefeitura do Município

O Espaço contábil Região Centro foi sede da Reunião de Diretoria Fecontábil RS e Sindicatos filiados. O Vice-prefeito Rodrigo Decimo e secretário de Licenciamento e Desburocratização, Ewerton Falk, participaram da abertura desse encontro estadual dos contadores na tarde da última sexta-feira (25).

A Federação dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Estado do Rio Grande do Sul (Fecontábil RS) mensalmente realiza uma reunião geral de diretoria e os Sindicatos filiados à entidade. O momento ocorre de forma híbrida, com participação dos presidentes sindicais e/ou delegados representantes.

Na última sexta-feira (25), o encontro foi promovido em conjunto com o Espaço Contábil Região Centro, sede do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade da Região Centro, filiado à Federação. Na data, além da reunião que teve entre as pautas planejamento estratégico, parcerias, cursos, administração da Entidade, contribuição federativa, calendário de reuniões, entre outros, ocorreu também, logo mais a noite, o Jantar de Solenidade de Posse Fecontábil RS e Sindicontábil Região Centro.

A reunião contou também com a participação da Prefeitura de Santa Maria em sua abertura. O vice-prefeito Rodrigo Decimo e o secretário de Licenciamento e Desburocratização, Ewerton Falk, participaram do encontro. Na ocasião, Decimo compartilhou com os presentes resultado do Índice das Cidades Empreendedoras 2022, elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que é vinculada ao Ministério da Economia, e pela rede internacional de empreendedores Endevor. O ranking coloca Santa Maria como a melhor cidade do interior para se empreender. Em todo o Estado, o Município fica atrás apenas de Porto Alegre, a Capital. No ranking nacional, Santa Maria está na 19ª colocação no universo das 101 cidades mais populosas do país. 

“Creio que esse é um tema pertinente para os contabilistas, que se preocupam com as melhoras condições para as empresas. Temos consciências que esses números não são a solução. Não podemos nos acomodar. Entretanto, esse resultado é fruto de um levantamento de instituições de credibilidade e mostra que estamos no caminho certo”, comentou o vice-prefeito. 

Falk lembrou que um dos critérios analisados e que fez Santa Maria subir 17 posições do ranking de 2020 para o de 2022 foi o Ambiente Regulatório, isto é, em resumo, a burocracia. O secretário pontuou que, nos últimos anos, o Município implantou alterações nas legislações vigentes para, justamente, diminuir a burocracia e incentivar a economia, entre elas a Lei da Liberdade Econômica e o Programa Juro Zero. Outra medida foi a criação, em 2018, do Poupa Tempo, que, segundo Falk, foi criado em parceria com o Espaço Contábil. O projeto dá agilidade para a liberação de alvarás. 

“O critério que nos deu destaque no Índice de Cidades Empreendedoras foi gestado aqui dentro, que é desburocratização, por meio do Poupa Tempo, um projeto que ainda está em construção. As sugestões das entidades que compõem o Espaço Contábil foram e continuam sendo muito valiosas para nós. Santa Maria, hoje, prospera porque a classe dos contabilistas contribui”, afirmou o secretário. 

Quem coordenou a reunião foi o presidente da Fecontábil RS, o contador Fernando Spiller. Ele elogiou o que chamou de “parceria” entre os profissionais da área e a Prefeitura.

“Cumprimento-os pela parceria com os contadores. Tomara que continue. É muito importante para o desenvolvimento do nosso Município, Estado e país”, disse Spiller. 

Cerca de 22 pessoas participaram do encontro, dentre representantes da Federação, presidentes e representantes dos Sindicatos, além de outros profissionais que acompanharam a reunião por videochamada.

Fonte: Site da Prefeitura de Santa Maria (Texto: Rafael Favero)
Texto: Mariana Miiler
Fotos: João Alves (Prefeitura de Santa Maria); Mariana Miiler (Espaço Contábil)

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *